top of page
DESTAQUES
POSTS RECENTES
  • Foto do escritorZênia Guedes

Restaurante Leite | Conheci o restaurante mais antigo do Brasil

Nesse fim de semana, participei do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical [MEDTROP 2018]. O objetivo dessa viagem foi realizar a oficina de micoses sistêmicas, área de vigilância e controle a qual trabalho na saúde pública.

Restaurante Leite Recife Pernambuco Brasil

Tive oportunidade de conhecer o restaurante mais antigo do Brasil, em Recife, estado de Pernambuco. Centenário, o Restaurante Leite foi inaugurado no ano de 1882 pelo imigrante português, Armando Manoel Leite de França, ainda no Brasil Império e antes da abolição da escravatura. Amiga, isso foi há 136 anos [uau!].

Em meados da década de 1950, o restaurante faliu. O português, Armênio Ferreira Diogo Dias, 87 anos de idade, adquiriu o estabelecimento em 1956, quando chegou no Brasil com sua família. Ele manteve as características clássicas do ambiente, desde a sua fundação.

Restaurante Leite Conheci o restaurante mais antigo do Brasil

De entrada, escolhemos bolinhos de bacalhau [crocante, tempero e tamanho na medida certa!]. No prato principal, bacalhau à nata, considerado o melhor. O prato vem bem quente à nossa mesa para manter a temperatura ideal do alimento, conforme servido à época. CLARO, cartola foi a sobremesa pedida pelo grupo, COM CERTEZA [amo!].

Restaurante Leite Bacalhau

Bacalhau à nata, origem portuguesa

Além de comida típica portuguesa sensacional, apreciamos o som do piano que inicia pontualmente às 12h30. Como estava em reunião de trabalho, a bebida foi água com gás e sumo de limão [não bebo refrigerante, relato no post aqui].

Recomendo bastante apreciar a experiência de estar em um ambiente onde ocorreram importantes decisões políticas no estado de Pernambuco, quiçá no país, presença marcante de várias personalidades entre o fim do Império e da Monarquia, a abolição da escravatura e o início da República brasileira.

Restaurante Leite Restaurante mais antigo do Brasil

O Restaurante Leite funciona de domingo a sexta-feira. Conte-me o que achou quando conheceres esse restaurante, combinado?!

Beijos, Z.

Siga-nos na página do Facebook e do Instagram.

bottom of page