• Zênia Guedes

Conheci o Castelo San Felipe de Barajas


Cartagena de Índias foi um dos destinos das minhas férias com a amiga Maria Adelaide Millington na Colômbia, em 2018. O Castelo “San Felipe de Barajas” é considerado maior obra militar espanhola na América Latina.

Em 1657, o Castelo San Felipe de Barajas iniciou a construção que durou 63 anos para ficar pronto. O esforço nessa construção decorreu da mão de obra de militares espanhóis e escravos africanos,de muito suor e sangue. Antonio de Arévalo foi o engenheiro militar que dirigiu a construção dessa fortaleza.

O alto da colina São Lázaro foi eleita para a construção desse castelo como sítio militar estratégico na identificação oportuna das tropas inimigas que se aproximavam nas praias de Cartagena de Índias.

Do castelo, avista-se o bairro Bocagrande, projetado com padrões de primeiro mundo, moderno e elitizado.

Um dos maiores pontos de defesa do Vice-Reino de Nova Granada, o castelo representa papel importante em várias guerras, em especial, na Guerra da orelha de Jenkins, também conhecida como Guerra do Assento, conflito bélico, 1739 a 1748, no enfrentamento das frotas e tropas coloniais da Grã-Bretanha e Espanha na área do Caribe.

No seu interior, há complexo labirinto de túneis internos que se conectam em pontos estratégicos, assim como sistema acústico muito sensível onde qualquer ruído reverbera por suas paredes por todo o castelo. Esse sistema facilitou não apenas a identificação de ataque inimigo com antecedência, mas também comunicação interna entre pontos distantes do castelo.

O QUE ACHEI DO CASTELO

O Castillo San Felipe de Barajas é bem localizado [Endereço: Cra. 17, Cartagena, Bolívar, Colômbia], próximo à Cidade Amuralhada. Na entrada, subimos uma inclinação considerável. Avistamos bandeira colombiana enorme, muito linda!

Há várias guaritas, praças espaçadas, canhões e túneis de mais de 600 metros.

O dia em que visitamos o castelo estava bem bonito, de sol forte. Prepara-se que Cartagena o tempo é quente. Calor é que não falta nesse lugar.

Recomendo conhecer o Castelo San Felipe de Barajas pela história, significado, sensação de lugar singular que transcende séculos. Eu adoro, amiga!

Ao redor do castelo, há mais canhões de grande e médio porte, grama abundante [muito verde] e flores campestres. Para os enamorados, vale apreciar o pôr do sol com visual M-A-R-A do encontro de barcos na baía.

QUANTO CUSTA, AMIGA?!

A entrada no Castillo San Felipe de Barajas custou-me CP$ 25 mil [pesos colombianos]. Não pegamos fila para comprar o ingresso, bem tranquilo. Há desconto para indivíduos acima de 60 anos [CP$ 8 mil]. Em crianças menores de seis anos de idade, a entrada é gratuita.

Há ambulantes no início e no interior do castelo, com venda de lembranças de Cartagena de Índias.

Há duas maneiras de se chegar ao castelo: táxi ou Uber e BusTur. Neste dia, gostaríamos de retornar à Cidade Amuralhada. Por isso, optamos por ir de táxi para ganharmos mais tempo. O serviço Uber funcionou muito bem, inclusive carros melhores que os de táxi, serviço público.

Dica de amiga

Vale comprar o chip [adquiri o do TIGO] para obter internet na Colômbia [CP$ 10 mil].

Liberdade de estar conectada com o mundo, publicar fotos e comunicar com seus amigos e parentes pelo Whatsapp a qualquer lugar.

Não tivemos guia no interior do castelo. Tanto em grupo como individualmente, o preço por esse serviço é CP$ 15 mil.

Você já conhecia esse castelo, amiga? Conte-me suas impressões nos comentários aqui embaixo.

Bjs., Z

Siga-nos nas páginas do Instagram e Facebook.

#Cartagena #colombia #viagem #castelosanfelipedebarajas

© Copyright  Isso Que é Amiga 2017-2020. Powered by Wix.com!

Brasil | Distrito Federal | Brasília