Amo bijuterias, inclusive biojoias. Em 2009, viajei para a região Norte pela primeira vez, município de Boa Vista, capital de Roraima. Fiquei encantada com a diversidade de biojoias nessa região.
Então, quando viajo para a região Amazônica, prefiro trazer biojoias de lembrança para mim, porque é duradoura e lembro nitidamente como as adquiri, sabe?! Um dos produtos mais desejados é Jarina.
Jarina, também conhecida como marfim vegetal, é uma palmeira pertencente a família Arecacea. Essa árvore é nativa da região equatorial das Américas Central e do Sul [Bolívia, Peru, Colômbia, Equador e Brasil].
No nosso país, predomina nos Estados de Rondônia, Acre e Amazonas.
As sementes de jarina são utilizadas para N finalidades, mas biojoias é um dos artigos que mais me encanta mesmo. Compartilho as peças que comprei nas minhas viagens realizadas e, também, que ganhei de presente.
Minha primeira aquisição de biojoias feita com jarina foi na viagem a Manaus-Amazonas, em 2009.
Comprei estes 2 pares de brincos de jarina, um no tom cru [natural] e outro no tom vermelho [tingido]. A prata 595 está presente no acabamento destas biojoias.
Depois, viajei para Rio Branco-Acre, em 2013, e comprei um conjunto [colar e par de brincos, tom cru].
Esse tom é amarelado, porque a cor da semente verdadeira de jarina altera com o passar do tempo. Evito usar as peças durante as chuvas para não molhar e alterar seu formato original, sabe?!
Mesmo assim, adoro a mutação do tom da jarina na biojoia [assim como o nosso jeans, com o tempo, ela fica mais bela, sabe?!].
Nessa viagem, trouxe também um anel de jarina, direto de Rio Branco, capital do Acre.
Comprei 2 colares e 1 par de brincos de jarina no Aeroporto em Belém-Pará, em 2019. O nome da loja é Amazônia Eco Shop [@amazoniaecoshop]. Quando passei na vitrine dessa loja, fiquei loucaaa, porque há muita variedade de roupas, biojoias, e outros produtos da região para presente. São 2 unidades no mesmo aeroporto.
Este colar é muito especial, com maior quantidade de sementes de jarina na cor marrom. Muito versátil e já usei com roupas coloridas também.
Já este colar com 2 sementes de jarina lembra um pêndulo deixa o look super sofisticado e, ainda, alonga, sabe?!
Chamou-me a atenção também pelo detalhe em madeira e cordinha em couro rústico deixa a peça única, com mescla de materiais distintos. A Amazônia Eco Shop também possui e-commerce, vende aqui.
Por último, ganhei este lindo par de brincos de jarina da amiga, Maria Adelaide Millington, com cores que enaltecem a região e a cultura indígena. Esse par é proveniente de Manaus também.
Amo todas essas peças e as cuido com carinho para mantê-las sempre bonitas e duráveis.
Já conhecia as sementes de jarina e as biojoias, amiga? Qual você mais curtiu? Conte-me suas impressões nos comentários aqui embaixo. Compartilhe com suas amigas!
Bjs., Z.
Commentaires