top of page
DESTAQUES
POSTS RECENTES
  • Foto do escritorZênia Guedes

Amigo oculto | 8 dicas para acertar no presente

Quando mudei de Salvador-Bahia para Brasília-Distrito Federal em 2005, enfrentei conceitos bem heterogêneos no dia a dia, devido à diversidade da cultura. Para amigo oculto não foi diferente.

Regionalmente essa dinâmica é conhecida também como amigo secreto, amigo X ou amigo invisível, comumente aplicada em festas de fim de ano entre amigos, familiares e colegas de trabalho.

O sorteio pode ser feito manualmente [tiragem de papel] ou automaticamente [aplicativos - app]. Seguem 7 app para auxiliar no sorteio, clique aqui. Verifique se esses aplicativos estão disponíveis para o tipo de software do seu celular.

Amigo oculto | 8 dicas para acertar no presente

Outra novidade é que o sorteio também pode ser feito pelo Whatsapp [sério, migs!]. O app Amigo Secreto Natal e Ano Novo possibilita enviar mensagens com o nome do amigo oculto selecionado no sorteio.

Participei de vários amigos ocultos na vida. Tive experiências positivas e negativas e elas me ensinaram bastante.

Não foram todas as vezes em que acertava no presente, mesmo conhecendo bem o meu amigo oculto. Por experiência própria, compartilho 8 dicas de como acertar no presente do seu amigo secreto neste ano.

1 Mantenha a faixa de preço do presente proposta pelo grupo

Antes do sorteio, vale combinar o valor estipulado do presente com o grupo. Regra fundamental: nem mais nem menos no valor combinado para não haver constrangimento entre os participantes. Isso vale para quem tirou o chefe.

Uma vez, tive sorte [ou azar] de sortear a chefe. Pra quê? Indecisão extrema na VIDA, afinal, era a chefe [muito boa comigo]. Não consegui manter o valor estipulado na época [R$ 20]. Presenteie com uma caneta Crown e nome gravado para impressiona-la [e ajuda-la a não perde-la nas reuniões e viagens a trabalho].

2 Aproxime-se do seu amigo discretamente

Cerque do amigo secreto discretamente ou de suas amizades próximas para conhece-lo mais seus gostos, desejos e hobbies. Ainda, pesquise suas redes sociais para saber se ele curte viajar, baladas, esportes, músicas, entre outros. Quanto mais informações sobre a personalidade dele, mais fácil identificar o seu estilo.

Amigo oculto | 8 dicas para acertar no presente

3 Evite dar roupas e calçados

As pessoas têm sua própria identidade, individualidade e personalidade. Roupas podem impulsionar momentos constrangedores se a numeração não coincidir com o real tamanho corporal. Ou seja, o amigo a enxerga de modo distorcido [gordo ou magro demais], mesmo quando há boa intenção.

Já os calçados, pode aumentar possibilidade de trocas de numeração e modelos. Quando não os encontra como desejado, o amigo presenteado pode enfrentar dificuldades e custo adicional [deslocamento e tempo], e possível frustração.

Pessoalmente, já ganhei sapatos. Na maioria das vezes, gostei do estilo e conforto, mas tive que realizar troca de tamanhos. Outras vezes, mantive o mesmo modelo de sapato por conviver com a pessoa diariamente. Senão, corria o risco de ser questionada de não ter gostado do presente dele, sabe?

4 Evite dar perfumes

Sim, perfumes são ótimos quando se já conhece profundamente o seu amigo oculto. Há pessoas que preferem [curtem] aromas mais cítricos, frutais ou amadeirados.

Amigo oculto | 8 dicas para acertar no presente

Existem pessoas que apresentam náuseas e dores de cabeça com determinado tipo de aromas [eau toilette ou eau de parfum]. Assim como roupas e calçados, é possível que seu amigo prefira trocar esse presente posteriormente e despenderá tempo [$] para isso.

Por exemplo, cheguei a presentar o Light Blue Dolce & Gabbana para a amiga Adelaide Millington no ano passado, porque, durante uma viagem internacional, ela havia comentado bastante que é seu perfume favorito da vida [entende?!]. Nossa, Adelaide ficou super contente [e eu também, por ter acertado no presente].

5 Evite dar cosméticos

Maquiagem é uma categoria que dificilmente vai agradar toda mulherada. Por que, Z? Porque elas possuem sua própria personalidade e níveis de consumo e necessidades distintas. Por exemplo, amo batom vermelho. Tenho irmã gêmea, mas ela não curte esse tom de batom nela, então, o risco dela trocar é elevado.

Por mais que o mercado potencializou bastante o consumo e variedade de itens de make-up, ela não alcançou a maioria [me julguem!]. Como dar uma paleta de iluminadores ou pinceis para esfumar, se a amiga é suprida [e satisfeita] apenas com batom, lápis de olhos preto e máscara de cílios no dia a dia?

Amigo oculto | 8 dicas para acertar no presente

Itens de beleza também é algo bastante pessoal. Por mais que eu valorize a função do tônico adstringente ou vitamina C concentrada, eu presenteando uma amiga não sensibilizada com os efeitos desses produtos, provavelmente serão esquecidos na gaveta, banheiro ou penteadeira. Então, não invista também!

Tratamentos capilares e esmaltes, migs? Não vou prolongar nesses itens, porque é BABADO. Na dúvida, compre sabonetes e mais sabonetes, porque não terá erro e todo mundo usa [sem medo, se joga!]. Ah! Eu adoro ganhar cosméticos, comigo é versátil e MEGA útil [até a última gota!

Amigo oculto | 8 dicas para acertar no presente

6 Prefira dar presentes unissex

Presentes unissex é uma boa, como objetos de decoração, papelaria e acessórios para escritório, vinhos, chocolates suíços [porque não? Eu amo!].

Outra dica é que esse presente seja adquirido por meio de lojas de departamento para que o amigo, ao preferir troca-lo, pois não se identificou com o tipo de objeto, aumente as chances de escolher outra peça que não seja apenas de uma determinada categoria.

Por exemplo, o amigo oculto ganhou um macaquinho ou óculos escuros, mas preferia uma bolsa de praia ou maiô para curtir o verão.

Amigo oculto | 8 dicas para acertar no presente

7 Crie caixinha de sugestões

Tive oportunidade de participar da caixinha de sugestões de chocolate [amigolate, sabe?!]. Discretamente, o amigo oculto deixava suas preferências gustativas para que o ovo de páscoa pudesse agradar e, principalmente, ser devorado em minutos [prazer, EU!].

Isso vale também para amigo oculto em confraternizações da firma [afinal, sabemos pouco sobre as preferências dos colegas de trabalho, mesmo convivendo 1/3 das nossas vidas].

8 Tenha empatia

A maneira mais fácil de acertar no presente de alguém é tentar se colocar no do lugar do outro [empatia!]. Nunca dê lingeries, livros religiosos ou de emagrecimento ou CD/DVD de músicos prediletos.

Independente do seu gosto, pense no que ele gostaria de ganhar. Regra válida tanto para a sua melhor amiga quanto para aquele seu amigo X do trabalho que você não é tão íntimo, mas vê todo dia. Respeitar as diferenças é importante!

Não crie muitas expectativas com o que você irá ganhar de presente. Amigo oculto é uma dinâmica descontraída e divertida de adivinhar quem tirou quem. Afinal, a participação do grupo é a verdadeira intenção de unir pessoas de modo informal.

Conte-me suas impressões e experiências em amigo oculto nos comentários aqui embaixo. Compartilhe com suas amigas!

Bjs., Z

Siga-nos nas páginas do Facebook e Instagram.

bottom of page