Em 2019, passei minhas férias em Campos do Jordão, estado de São Paulo. Um dos locais que conheci foi o Horto Florestal Parque, com biodiversidade preservada na Serra da Mantiqueira.
Também conhecido como Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão [PEMCJ], é uma unidade de conservação brasileira, de proteção integral da natureza.
O PEMCJ foi criado em 1993. A finalidade é proteger os mananciais que dão origem ao Rio Sapucaí Açu, afluente do Rio Grande.
Na região, existe a barragem do Salto, que fornece boa parte da água onde abastece o município de Campos do Jordão. O parque é recoberta por Mata Atlântica de Altitude e Floresta Exótica de Pinus.
Roteiro da viagem a Campos do Jordão, veja post aqui
O que comi em Campos do Jordão, veja post aqui
Conheci a casa na árvore em Campos do Jordão, veja aqui
Quando chegamos ao parque, o dia estava bonito e muito favorável. Fizemos a Trilha dos Campos, com 1.700 metros de altitude. Muito fôlego [e paradinha no meio do caminho], amiga.
Houve subida considerável para chegar ao topo do morro. A vista de cima é incrível. Momento de gratidão ao chegar no topo.
Durante a decida, observamos variedades da vegetação. Nesse momento, o tempo mudou rapidamente e começou a chover. Nos abrigamos para não ficar ensopadas. Quando o tempo melhorou, continuamos a trilha.
Depararmos com uma linda borboleta no caminho. Mansinha, ela ficou conosco por alguns minutos. Depois a devolvemos para a natureza, com segurança.
Durante a trilha, deparamos por paisagem nativa diversificada. A região predomina araucárias.
Visualizamos as suculentas cultivadas em uma estufa instalada no parque, quase ao final da trilha. Mais plantas suculentas, veja no post aqui.
No meio do caminho à cachoeira, havia uma cascata de água.
Também, fizemos a trilha que dava acesso à Cachoeira da Gargalhada [4,5 km de distância, ida e volta].
Cachoeira da Gargalhada
Nesse passeio, conheci Oscarina Oliveira [adora viajar pelo mundo]. Viemos no mesmo ônibus coletivo e, ao saber que as duas estavam viajando sozinha, decidimos fazer o passeio juntas. Encontrei a companhia certa que ama fotos e natureza durante esta viagem!
QUANTO CUSTA, AMIGA?!
A entrada do parque é franca [free]. O parque fica aberto, das 09 às 17h. Visitantes podem entrar até às 16h. Em baixa temporada, o parque fecha às quartas-feiras.
Nosso passeio finalizou no horário do almoço [cerca de 13h]. Depois, pegamos novamente o coletivo para descer na Vila Capivari [centro da cidade].
O Horto Florestal Parque está localizado na Avenida Pedro Paulo, s/n, Campos do Jordão - SP, CEP: 12.460-000.
Se você curte a natureza e for a Campos do Jordão, não deixe de conhecer o Horto Florestal Parque. Recomendo!
Então, Oscarina Oliveira, onde será a nossa próxima viagem [reencontro]?
Já conhecia o Horto Florestal Parque, amiga? Conte-me suas impressões nos comentários aqui em abaixo, e compartilhe.
Bjs., Z