top of page
DESTAQUES
POSTS RECENTES
  • Foto do escritorZênia Guedes

4 dicas para cuidar da saúde mental | Pandemia Covid-19

Diante da pandemia do novo coronavírus [Covid-19], senti baixa energia vital, baixa autoestima, bem como preocupação elevada nos últimos dias de quarentena em casa.

Você tem acompanhado que idosos acima de 60 anos de idade ou pessoas com alguma comorbidade encontra-se no grupo de risco para complicações e mortes por essa doença. Meu pai, Ulisses Guedes, é idoso [80 anos de idade com comorbidades].

4 dicas para cuidar da saúde mental | Pandemia Covid-19

Fiquei bastante ansiosa nos primeiros dias de quarentena, inclusive neurótica com a limpeza. Não tenho saído de casa, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde [OMS] e do Ministério da Saúde do Brasil.

Os primeiros 8 dias de quarentena se passaram. Percebi que o excesso de informações da mídia e aplicativos no celular estava afetando bastante a minha saúde mental. O que planejava não executava, além do aumento da ansiedade e compulsão por comer [já engordei também, migs].

Por isso, adaptei minha rotina para cuidar melhor da minha saúde e equilíbrio mental na pandemia. Seguem 4 dicas do que tenho feito durante a quarentena #Covid19 em casa.

DICA 1 – MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

Possuo um aparelho de TV no meu quarto. Não tenho assistido noticiário sobre a Pandemia Covid-19 no quarto para não ser invadido por frequências negativas, de ansiedade e medo.

Evito abrir redes sociais [Facebook e Instagram] frequentemente ou, quando as conecto, no máximo, 1h por dia no celular.

4 rotinas para cuidar da saúde mental | Pandemia Covid-19
Foto: https://projetual.com.br/novidades-nas-redes-sociais/

Não compartilho notícias duvidosas [Fake News] para meus contatos no Whatsapp. Antes, checo a fonte e se a mesma é confiável e oficial.

Para descontrair as amigas e tornar uma rede mais leve e despretensiosa nesse período, compartilho memes e vídeos engraçados ou que as estimulam ao equilíbrio emocional.

DICA 2 - CANAIS E REDES SOCIAIS SOBRE AUTOCONHECIMENTO, AUTOCONSCIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE

Acompanho canais e redes sociais que abordam o autoconhecimento, autoconsciência e espiritualidade.

 

Indicação de perfis que sigo nas redes:

 

Tem me ajudado a enfrentar a pandemia ao minimizar minha ansiedade e medo, compreender as mudanças no mundo [presente e futuro] e evoluir com afirmações e visões positivas.

Seguem sugestões para ativar esses campos na sua vida, migs:

YOUTUBE: Canal Gabriela Stapff

Gabi Stapff é coach e terapeuta de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.

Sugestão de vídeo no canal: 10 sugestões do que fazer durante a quarentena, vídeo abaixo.

Gabi Stapff está no Instagram @gabrielastapff também, com dicas diárias nos stories.

PODCAST: Autoconsciente

Regina Giannetti é jornalista formada na USP, coach e facilitadora de treinamentos em inteligência emocional, liderança e comunicação.

Ela também é criadora do programa Você Mais Centrado para ajudar pessoas, assim como ela, afetadas pelas situações que afligem a humanidade, por meio de mindfulness.

 

Mindfulness significa “estado mental alcançado ao focar a consciência no momento presente, enquanto calmamente se reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais”. Fonte: Zenklub

 

Gosto bastante dos podcast da Regina. Recomendo ouvir o podcast #58 intitulado em Neste momento de crise, clique aqui.

4 rotinas para cuidar da saúde mental | Pandemia Covid-19
Foto: www.vocemaiscentrado.com.br

Ah! Recomendo ouvi-la também áudios sobre Ansiedade Pós-Moderna Parte 1 e Parte 2. Regina Giannetti também está no Instagram nos perfis @regina.giannetti e @vocemaiscentrado

INSTAGRAM: @xamanicos

Rana Vitória é terapeuta Theta Healing, bióloga e mestre em Ecologia pela Universidade do Minho em Portugal.

 

Theta Healing é um conjunto técnicas de cura energética, quântica e espiritual, por meio de uma onda cerebral de profundo relaxamento que permite identificar e transformar crenças e padrões limitantes, armazenados no subconsciente. Fonte: Personare.

 
4 rotinas para cuidar da saúde mental | Pandemia Covid-19
Foto: Instagram/@xamanicos

Rana Vitória [Instagram @ranavitoria] posta conteúdo motivacional, reflexões sobre relacionamentos e autoconhecimento diariamente. São textos que promovem e provocam a mudança e paz interior, e nos leva a descobrir o sentido das nossas vidas.

DICA 3 – LER E ESCREVER

LEITURA: Possuo assinatura mensal da Tag Livros. No momento, estou finalizando a leitura do livro intitulado “Nascido do Crime”, de Trevor Noah, comediante africano que narra sua história de vida de forma engraçada. Porém o assunto é bastante sério vivido antes, durante e após o Apartheid, na África do Sul.

4 rotinas para cuidar da saúde mental | Pandemia Covid-19

Recebi livros em PDF pelo Whatsapp. A Blogueira Ju Lopes do @jurovalendo compartilhou essas obras no blog, intitulado em “5 LIVROS GRÁTIS PRA LER NA QUARENTENA”, clique aqui.

Os títulos disponibilizados nesse blog foram:

 

Os Quatro Compromissos;

Poder sem Limites;

O Poder do Hábito;

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se!; e

A Coragem de Ser Imperfeito.

 

ESCRITA: Estou de quarentena em casa, porém home office. Organizei minhas atividades aprazadas por 15 dias em um plano de trabalho. Essa planilha tem me ajudado muito.

Uma das maneiras que encontrei para não gerar ansiedade e medo nesse cenário foi escrever e escrever, inclusive no blog.

Quando escrevo, mantenho o foco na produção de textos coerentes e concisos, na melhor maneira possível. Isso exige maior atenção e disciplina, sabe?!

4 rotinas para cuidar da saúde mental | Pandemia Covid-19

DICA 4 - ARTESANATO

Tinha um novelo de Pompom perdido em casa. Durante a quarentena, fiz meu primeiro cachecol Pompom apenas com os dedos. Confira no post, clique aqui. O resultado é este.

4 rotinas para cuidar da saúde mental | Pandemia Covid-19

Se você gosta de fazer artesanato e houver algum material encostado em casa, mãos à obra e use a criatividade + paciência nessa quarentena, migs.

Quais dessas dicas podem te ajudar a passar a Pandemia do Novo Coronavírus [Covid-19] com saúde mental em casa, migs?

Enviem sugestões nos comentários aqui embaixo. Compartilhe essas dicas com suas amigas! #fiqueemcasa #stayathome #quedateencasa

Bjs., Z.

Siga-nos nas páginas do Facebook e Instagram.

bottom of page