top of page
DESTAQUES
POSTS RECENTES
  • Foto do escritorZênia Guedes

Já fazia antes da quarentena

Famosos e celebridades [influenciadores digitais] se adaptaram à nova realidade na pandemia do Covid-19. Curioso foi que os seguidores acharam o máximo eles se readaptarem aos novos hábitos no isolamento social, já que a prestação dos serviços ficou limitada [decreto municipal/estadual/distrital] por meses, como salões de beleza, clínicas de estética, bares e restaurantes, e academias].

Dessa forma, os influenciadores digitais apoderaram seus seguidores a também seguir esses mesmos hábitos. Quem me segue no blog IQEA, sabe que eu já me cuidava sozinha em casa, mostrando minha rotina de cuidados com a pele oleosa e de como me cuido sem sair de casa.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

No isolamento social tenho mantido uma alimentação equilibrada. De 3 a 4x por semana, almoço salada [comida lowcarb]. Altero as proteínas a cada refeição, como ovos [omelete ou cozido] e carnes brancas [frango ou peixe] ou vermelhas.

Essa alimentação era feita antes da quarentena, pois elaborava saladas [bem cedinho, antes de sair de casa] para o trabalho [marmita]. Cada salada que faço é diferente, migs, pois depende dos ingredientes que tenho na geladeira no momento. Pelo menos não enjoo delas né, migs? [haha].

Ah! Tomava café moderadamente antes da quarentena [minha mãe acha que tomo muuuito, enfim], imagine agora que eu passo café 2x por dia?! Preciso maneirar um pouco mais a quantidade, confesso, porque me deixa mais alerta, ansiosa e ativa minha DTM.

Em maio, vi uma publicação do Brasil Econômico que o consumo de café cresce mais de 30% durante isolamento social no home office [tele trabalho ou trabalho remoto]. Como esse consumo não cresce, se eu já tinha um hábito no ambiente de trabalho [o dia todo] e, agora, estou fazendo 2 garrafas cheias de café diariamente? Ai ai, senhor.

CABELO

Corto meu cabelo sozinha desde os meus 16 anos de idade. Uma prática já iniciada por meus pais desde antes do meu nascimento, porém me incentivou a ter independência de criar e produzir cortes dos fios sozinha, sem gastar dinheiro no salão de beleza.

Claro que na adolescência não tinha como custear um corte de cabelo digno, então dava meu jeito para cuidar dele, da melhor maneira possível.

Comportamento | Já fazia antes da quarentena

O que faço com meu cabelo sozinha hoje:

* Corto meu cabelo, clique aqui;

* Retoco a raiz do meu cabelo na cor Chocolate Puro L’Óreal Paris Excellente, clique aqui;

* Hidrato os fios, clique aqui;

* Nutro os cabelos, clique aqui;

* Reparo o fio capilar, clique aqui;

* Faço progressiva semi definitiva, clique aqui;

* Seco-o com secador de cabelo;

* Realizo corte bordado com máquina específica, clique aqui.

Semanalmente trato meu cabelo com hidratação, nutrição ou reparação intensiva. Há diversas resenhas de produtos já publicadas no IQEA, categoria “Cabelos”.

UNHAS

Minha mãe foi a única pessoa [que eu me lembre] que cortou minhas unhas. Não sei o porquê, mas mexer com minhas unhas, de algum modo, me incomoda ao ponto de ficar em estado de pânico.

Comportamento | Já fazia antes da quarentena
Gosto de brincar com as cores

Por isso, desenvolvi minha técnica de como cortar e lixar sozinha minhas unhas, além de pintar e hidratar. Gosto bastante de unhas coloridas, migs.

Comportamento | Já fazia antes da quarentena
Também inclui cores bem diferentes

Procuro fazer minhas unhas semanalmente, preferencialmente nos fins de domingos [horário Fantástico – programa que nem assisto mais de tão apavorada que fiquei na pandemia]. Sinto que a semana começa com outro astral, sabe?!

PELE OLEOSA

Minha pele é do tipo mista a oleosa, migs. Na minha adolescência [após ela também], tive bastante espinhas e irritação da pele. Com a mudança de cidade [Salvador/Bahia-Brasília/Distrito Federal], minha pele sentiu bastante os efeitos do tempo seco.

 
 

Logo, eu não sabia como cuidar da minha pele no cerrado brasileiro. Antigamente, achava que a frequência de limpeza com água e sabão comum resolveria minha situação, SQN [só que não].

Comportamento | Já fazia antes da quarentena
Literalmente de cara lavada

Realizei tratamento com Isotretinoína [2x] com dermatologistas distintos, e não resolveu meu caso. Então agi da seguinte forma:

* Reduzi o número de lavagens do meu rosto [máximo 2x/dia];

* Selecionei um shampoo neutro baratinho [Johnson's Baby Shampoo amarelo, você conhece bem, migs!];

* Apliquei tônico adstringente facial baratex todos os dias, com auxílio de um algodão em disco limpo [1x];

* Por último, apliquei um hidratante facial leve baratex para peles mistas a oleosas [variava entre 2-4x, a depender da estação do ano].

Esse processo me fez conhecer melhor minha pele e como ela age dia a dia com a ROTINA de cuidados. Sim, rotina, porque o resultado atual da minha pele não foi em decorrência do período da pandemia. Esses cuidados cerca dos 30 anos de idade [se liga!].

LEITURA

No fim de dezembro de 2019, resolvi investir mais em leituras de ficção no meu dia a dia, como drama, suspense ou comédia, além das categorias como comportamento do ser humano, marketing digital e modelos de negócio.

Comportamento | Já fazia antes da quarentena
El Invierno es Largo [em espanhol], da escritora sueca Cecilia Ekbäck

Minha meta mensal é ler 2 livros mensais, e tem dado certo, migs. Conheça os últimos livros lidos, clique aqui. O que me ajudou a ter compromisso com a litura é a assinatura TAG Inéditos, com livro surpresa que chega aqui em casa mensalmente.

Antes, não conseguia ler como gostaria por falta de tempo. FALTA DE TEMPO, Zênia?!

Comportamento | Já fazia antes da quarentena
Pipoca para viajar numa boa história durante a leitura

Não! Falta de organização do tempo e interesse em fazer acontecer. Se você quer iniciar alguma leitura durante a pandemia do Covid-19, subi 2 posts com vários livros em PDF free:

 

5 livros sobre finanças e comportamento CLIQUE AQUI.

6 livros sobre autoestima CLIQUE AQUI.

 

Você está lendo este post agora e se questionando: será que eu consigo ter essas atitudes em casa durante isolamento social? SIM, migs! Essas atitudes eram e continuam na pandemia do Covid-19, me exigiu [e ainda exige] disciplina, treino, paciência e disposição.

 
 

Só depende de você! Com certeza, além de se cuidar e se conhecer melhor, irá economizar bastante no fim do mês.

Já tinha uma dessas atitudes em casa, antes do isolamento social, amiga? Conte-me suas impressões nos comentários aqui embaixo. Compartilhe com suas amigas!

Bjs., Z.

Siga-nos nas páginas do Facebook e Instagram.

bottom of page