top of page
DESTAQUES
POSTS RECENTES
  • Foto do escritorZênia Guedes

Conheci a Chapada dos Veadeiros


Parque Nacional Chapada dos Veadeiros - Goiás

Moro em Brasília-Distrito Federal há 15 anos. Sempre ouvia comentários positivos da Chapada dos Veadeiros como ótimo refúgio, com simplicidade e paz no estado de Goiás, região Centro-Oeste. No entanto, não havia tido oportunidade de ir anteriormente.

Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. A vegetação é de cerrado.

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros - Goiás

Há cidades e vilarejos próximos, como Alto Paraíso do Goiás, Vila São Jorge, Cavalcante, entre outros. Fomos em 3 cachoeiras no período de 3 dias de viagem: a dos Couros, a de Louquinhas e a do Vale da Lua.

Foram dias ensolarados no mês de outubro, antes da temporada das chuvas [segunda quinzena de outubro].

O acesso às cachoeiras é feito por trilhas considerado nível fácil. A Cachoeira de Couros estava desativada no dia em que fomos.

CACHOEIRA LOUQUINHAS

Maior parte do percurso da trilha é na sombra, porém a mata é bem fechada. Atenção! Em dias de chuva, o complexo Louquinhas não abre devido aos riscos de tromba d’água.

Fazendinha Louquinhas - Alto Paraíso do Goiás - Chapada dos Veadeiros
Fazendinha Louquinhas - Alto Paraíso do Goiás - Chapada dos Veadeiros

A cachoeira Louquinhas encontra-se dentro de uma propriedade particular. Custo da entrada é R$ 35 por pessoa. A estrutura da fazenda é boa.

Existem 2 opções de trilha na Fazendinha. A Louquinhas possui 7 poços e a Violeta com 6 poços. Como fomos no feriado do dia 12 de outubro [ainda no período de estiagem] a maioria dos poços estavam impróprias para o banho. Então, decidimos curtir poços da Louquinhas nesse dia.

Fazendinha Louquinhas - Alto Paraíso do Goiás - Chapada dos Veadeiros

Como chegar: Descer na rua principal de Alto Paraíso de Goiás, virar à esquerda no fim dessa rua. Você irá passar pela Praça do Bambu, virar primeira à direita e depois primeira à esquerda. Posteriormente, seguir na estrada de terra até entrada da fazendinha.

 

Fui com o grupo de 7 pessoas de carro, de Brasília-Distrito Federal a Alto Paraíso de Goiás, com duração de 3h30 na estrada [porque sou prudente no volante, migs].

Fazendinha Louquinhas - Alto Paraíso do Goiás - Chapada dos Veadeiros
 

VALE DA LUA

Vi o Vale da Lua pela primeira vez na televisão, reproduzido na série “Felizes para Sempre?”, da Globo em 2014. Fiquei impressionada com a beleza do local.

O Vale recebeu esse nome por causa da formação rochosa que lembra crateras da lua. O formato das pedras foi esculpido pela erosão causada pelo Rio São Miguel, local bem exótico.

Vale da Lua Chapada dos Veadeiros - Goiás

Durante a época das chuvas, esse vale não abre, porque a força das águas [que esculpe rochas] pode ser fatal, migs. Custo da entrada é R$ 20 por pessoa.

Vale da Lua Chapada dos Veadeiros - Goiás

Localização: Rodovia GO-239, km 29 s/nº Zona Rural, Alto Paraíso de Goiás - GO, 73770-000

Fizemos trilha para chegar às águas do Rio São mIguel e nos refrescar, porque estava super quente nesse dia. O trajeto valeu à pena. Até sensualizei nas pedras [phyna, só que não, pois a rocha estava quente nas minhas costas, hahaha].

Vale da Lua Chapada dos Veadeiros - Goiás

O QUE ACHEI DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Como foi minha primeira vez no parque nacional, fiquei bastante impressionada com a beleza e peculiaridade local. Há várias opções de conhecer e apreciar as cachoeiras. A região é muito tranquila.

Como fomos às cachoeiras próximo ao horário do meio dia, não havia aglomerado de pessoas ou dificuldade em encontrar vaga no estacionamento. Fomos muito bem atendidos no período em que estivemos no feriado.

Vila São Jorge

Após conhecer o Vale da Lua, fomos à Vila São Jorge, parte do município de Alto Paraíso de Goiás, na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Vila São Jorge Chapada dos Veadeiros Goiás

Essa vila oferece poucas opções luxuosas e restaurantes refinados, pois seu charme é preservar o ar alternativo e simples.

Suas ruelas ainda são de terra [sem asfalto], variadas lojas de artesanato, arte e produtos naturais. Também há pequenos restaurantes aconchegantes, bares, camping e pousadas.

Vila São Jorge Chapada dos Veadeiros Goiás

De gastronomia, recomendo conhecer a famosa Santo Cerrado Risoteria Café, clique aqui. O pôr do sol nesse lugar é lindo [presente de Deus], acompanhado de um bom drink gelado.

Santo Cerrado Risoteria Café - Vila São Jorge - Chapada dos Veadeiros

Estou ansiosa para conhecer a cachoeira mais bonita da região, Santa Bárbara, em Cavalcante. Ah, essa região também é conhecida por receber visitantes atípicos, os ET [haha].

Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros

Dessa vez não fui abduzida

Já conhecia a Chapada dos Veadeiros, amiga? Conte-me suas experiências e dicas para minha próxima viagem [voltarei ao parque, com certeza]!

Bjs., Z

Siga-nos nas páginas do Facebook e Instagram.

bottom of page