• Zênia Guedes

Conheci o MUSA [Museu da Amazônia]


Fui a Manaus algumas vezes a trabalho e, nessas viagens, mal tinha tempo para conhecer lugares turísticos da cidade. Este ano foi diferente, porque visitei parentes que se mudaram recentemente para lá.

Aproveitei o fim de semana e fomos ao Musa [Museu da Amazônia], conhecido como Jardim Botânico de Manaus, na Reserva Adolpho Ducke. Ao chegar no Musa, deparamos por uma exposição de peças de origem indígena. Seguimos as placas que nos sinalizamos bem os locais a visitar no interior da reserva florestal.

O QUE ACHEI DO MUSA

O dia no Musa estava bastante favorável [ensolarado – muito quente, para ser mais exata amiga, rs]. Fomos em grupo de 6 pessoas. Confira os pontos onde conhecemos [desbravamos] no Musa.

1. Lago de vitórias-régias

Primeiramente, vimos o lago onde havia várias vitórias-régias, planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica.

Não sabíamos se era alta ou baixa temporada. Achei as vitórias-régias em estágio avançado de decomposição.

2. Serpentário e aquário

No serpentário e aquário havia diversas espécies de cobras e peixes, frequentemente encontrados na região amazônica. Fiz alguns vídeos, mas o provedor do site não suporta esse tipo de arquivo, então lhe devo essa amiga.

4. Orquidário

Caminhando pelo jardim botânico, conhecemos também uma estufa com várias samambaias e bichinhos que habitam nessas folhagens que tornam o ambiente em equilíbrio [natureza perfeita].

5. Exposição “Peixe & Gente”

Essa exposição apresenta a cultura dos povos indígenas.

Havia vários artigos de pesca e outros objetos que representam hábitos de vida dos índios regionais.

6. Fungário

No caminho, havia uma estufa de fungos [fungário] presentes na natureza amazônica. Esses fungos eram de vários tamanhos, formatos e cores.

Trabalho na vigilância epidemiológica das micoses sistêmicas e são doenças graves, disseminadas [e incuráveis]. Fiz várias fotos rapidamente, porque fico com medo de adoecer nesses ambientes úmidos, sabe?

Logo, vazei do local [de flash]. Devo postar conteúdo especificamente sobre essa estufa.

7. Torre de observatório

Por último, subimos na torre de observatório de 42 metros de altura e 242 degraus para chegar ao topo [haja condicionamento, amiga. Essa torre foi inaugurada em 2014 [época da Copa do Mundo, ocorrida no Brasil].

A vista do observatório é incrível [panorâmica], onde você perde "de vista" o fim do mar [verde] com muitas copas das árvores [altíssimas, por sinal, uma delas mais de 33 metros de altura].

O ar puro é aqui, amiga [necessitava desse ar, porque resido em Brasília-DF, lugar de umidade relativa do ar desértica].

8. Trilha Musa

O Jardim Botânico possui trilha de 3 km. Fomos informados que deveríamos ter cuidado ao andar pelo parque, pois poderíamos ser surpreendidos por alguma cobra no meio do caminho [MEDO!]

Não fizemos esse passeio por causa do calor [de meio-dia] e também por haver uma criança [sobrinho] e idosos [meu pai e meu padrinho] no grupo.

QUANTO CUSTA, AMIGA?

A entrada no Musa foi gratuita no período da Copa do Mundo. Atualmente, o preço do ingresso para acessar o jardim botânico é R$ 20 por pessoa, sendo a entrada de crianças menores de 5 anos é isenta.

Horário: diariamente das 8h30 às 17h [portão de entrada fecha às 16h]. Nas quartas-feiras, somente por agendamento.

O Musa oferece programas como “Observação de aves” e “o Nascer e o pôr do Sol”. Cada programa custa R$ 50 por pessoa. Moradores de Manaus tem desconto de 50%. É preciso agendar, amiga.

O Musa está localizado na Zona Leste de Manaus, Av. Margarita (antiga Uirapuru), s/n, Cidade de Deus – Manaus, Amazonas. CEP: 69.099-285

Recomendo conhecer o Musa, amiga. Beleza natural exuberante e ar puro. Vários casais presentes durante o passeio. Espero voltar à reserva para apreciar o pôr do sol [maravilhoso] e fazer trilha também, claro!

Já conhecia esse museu, amiga? Conte-me suas impressões nos comentários aqui embaixo.

Bjs., Z

Siga-nos nas páginas do Facebook e Instagram.

#viagem #amazonia #musa #museu #natureza

© Copyright  Isso Que é Amiga 2017-2020. Powered by Wix.com!

Brasil | Distrito Federal | Brasília