• Zênia Guedes

Conheci a Fortaleza de São José de Macapá | Amapá


Em 2016 viajei para Macapá, capital do estado do Amapá, a trabalho. Um dos pontos turísticos que conheci foi a Fortaleza de São José de Macapá.

Essa fortaleza foi inaugurada no dia 19 de março de 1782. Na data deste post, existe a 237 anos.

Esse monumento demorou a ser construído por cerca de 20 anos. Segundo historiadores, inicialmente o monumento foi construído por índios e, posteriormente, por escravos.

O objetivo era proteger contra invasões no Brasil pelo Rio Amazonas e na cidade Macapá, mas essa fortaleza nunca protagonizou um conflito armado.

A área da Fortaleza São José de Macapá corresponde a quase 30 mil metros quadrados no centro da cidade, às margens do rio Amazonas, que banha a capital. As muralhas possuem de 10 a 15 metros de altura.

O QUE ACHEI DA FORTALEZA

Sou suspeita em comentar pontos turísticos, porque adoro conhecer locais que remetem à história e traz algo para eu refletir o porquê do nosso presente.

Para quem não sabe, antes da Constituição Federal de 1988, o status de Amapá era "território" e, após a sua publicação, tornou-se uma unidade federativa (estado).

Essa Fortaleza apresenta planta no formato de um polígono quadrangular regular, com baluartes pentagonais nos vértices.

A Fortaleza de São José de Macapá é considerada a maior fortificação erguida pelos portugueses na América Latina. Já é reconhecida como Patrimônio Material Nacional e Mundial.

Dentro da fortaleza há uma pequena capela.

O pôr do sol é muito lindo, vale à pena conhecer esse lugar. Ao redor dela, o local foi revitalizado em 2017 para que moradores e turistas possam se socializar e se exercitar, com segurança.

COMO FUNCIONA, AMIGA?

O visitante pode ser acompanhado por um monitor e guia de turismo. O espaço é aberto a visitações de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Entrada gratuita!

Endereço: 1663, R. Cândido Mendes, 1611 - Central, Macapá - AP, 68900-100.

Também conheci outro monumento semelhante, o Castelo San Felipe de Barajas, localizado em Cartagena de Índias-Colômbia, veja post aqui.

Recomendo conhece-la como parte da nossa história. Quando tiver oportunidade, desejo voltar à Fortaleza de São José de Macapá, COM CERTEZA!

Já conhecia essa Fortaleza, amiga? Conte-me suas impressões nos comentários aqui embaixo.

Bjs., Z

Siga-nos nas páginas do Instagram e Facebook

#viagem #história #sãojosédemacapá #amapá

© Copyright  Isso Que é Amiga 2017-2020. Powered by Wix.com!

Brasil | Distrito Federal | Brasília