© Copyright  Isso Que é Amiga 2017-2020. Powered by Wix.com!

Brasil | Distrito Federal | Brasília
  • Zênia Guedes

2 Livros por mês | Janeiro 2020

Uma das atividades que escolhi retomar com força total em 2020 foi ler mais. A meta é ler 2 livros por mês. A #leituradaamiga de janeiro contemplou estas duas obras.

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

Mergulhei na leitura do livro Comunicação Não-Violenta [CNV] de Marshall Bertram Rosenberg por indicação da psicóloga Carla Abreu. Eu a conheci em uma crise emocional vivida em dezembro de 2019 quando me deparei por dificuldade na comunicação, tanto pessoal quanto profissional.

O autor apresenta técnicas para aprimorar relações pessoais e profissionais a partir do que ele aprendeu em suas palestras, e também nos campos profissional e familiar.

O processo da CNV concentra-se em 4 áreas: observação, sentimentos, necessidades e pedidos para enriquecer a nossa vida. Ou seja, é um guia que permite reformular a maneira pela qual nos expressamos e escutamos os outros.

O livro aborda a importância da compaixão e da empatia. Fiquei impactada como é possível desenvolver a autocompaixão.

Vários episódios na minha vida em que me violentei por não ter autocompaixão, interna me cobrando em ser aceita pelos outros e me deixando em segundo plano.

Leitura + Chá

Como poderia ajudar ou ser empática com outras pessoas se eu não estava sendo comigo mesma? É tempo de mudança e afirmações positivas, migs.

Após reflexão dessa leitura, estou me exercitando diariamente para cultivar a autocompaixão ao ESCOLHER conscientemente agir a serviço das minhas próprias necessidades e valores.

O livro possui 288 páginas. Recomendo a leitura pela reflexão e transformação que o guia nos proporciona a melhorar nossos relacionamentos no dia a dia. Ele custa R$ 62,04, vende aqui.

O MUNDO DE SOFIA

Quando ministrei cursos de Epi Info, software em análise de dados aplicada em epidemiologia, um dos alunos em Pernambuco me sugeriu leitura do livro O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder.

Comprei esse livro há 2 anos, migs. Ele estava disposto na minha cabeceira para lembra-lo de le-lo diariamente. Quem disse que essa estratégia me ajudou? Já havia iniciado a leitura 1 vez anteriormente, mas o abandonei no período em que estava cursando o mestrado.

Em janeiro conclui leitura deste livro [Amém!]. Trata-se de um romance filosófico que perpassa em torno de Sofia Amundsen.

Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais anônimos bastante estranhos. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

O livro custa R$ 50,30, vende aqui. Também encontra-se disponível em e-book.

Já conhecia um desses títulos, amiga? Conte-me suas impressões nos comentários aqui embaixo. Compartilhe com suas amigas!

Bjs., Z.

Siga-nos nas páginas do Instagram e do Facebook.

#comunicacaonaoviolenta #nonviolentcommunication #omundodesofia #leituradaamiga #josteingaarder #marshallrosenberg