• Zênia Guedes

#1 Como cuidar da saúde mental na pandemia do Covid-19

Permaneço em casa há 12 dias [quarentena #covid19]. Nesse período, saí somente 2 vezes: ir à padaria comprar pão e levar meu pai na unidade de saúde para se vacinar.

Nos primeiros dias em casa, estive com baixa energia vital, baixa autoestima e bastante preocupada diante do cenário apresentado nos países afetados por esse vírus, como a Itália e a Espanha.

Fonte: Com Ciência http://www.comciencia.br/o-que-esta-acontecendo-com-nossa-saude-mental/

Estou de quarentena em casa, porque moro com meus pais que fazem parte do grupo de risco dessa doença. No entanto, trabalho remotamente.

O excesso dessas informações estava me afetando bastante meu emocional e diminuindo minha esperança, otimismo e fé nesses dias de incertezas, como este.

O que eu planejava não executava, além do aumento da ansiedade e compulsão por comida [já engordei, migs]. Por isso, adaptei minha rotina para cuidar melhor da minha saúde mental na pandemia. Compartilhei 4 dicas no blog de como tenho cuidado da minha saúde mental durante essa quarentena, clique aqui.

A primeira [#1] recomendação que tem me ajudado muito a manter a saúde mental é evitar o excesso de informações provenientes das mídias sociais no celular e programas jornalísticos na TV.

Seguem mais dicas sugestivas e resultados obtidos nessa recomendação!

TELEVISÃO

Passo maior parte do tempo no meu quarto, trabalhando remotamente. Tenho um aparelho de TV no quarto, migs.

Não tenho assistido noticiário sobre a Pandemia do Covid-19 nele. Essa iniciativa foi tomada para que meu quarto não ser invadido negativamente, com frequências de ansiedade e medo.

Essa iniciativa evitou tirar meu foco nas atividades programadas do dia. Então, assisto à coletiva de imprensa do Ministério da Saúde [vai ao ar entre 16h e 17h] e resumo das notícias em horário específico à noite.

CANAIS E REDES SOCIAIS

Observei um aumento significativo de postagens dos seguidores relacionados ao Covid-19 nos canais e redes sociais, bem como discordâncias políticas entre eles, diante do posicionamento instável pelos governos estaduais/federal.

Foto: https://projetual.com.br/novidades-nas-redes-sociais/

Então, evito abrir redes sociais [Facebook e Instagram] frequentemente durante o dia. Quando as conecto, no máximo, 1h por dia no celular.

Tenho feito um filtro dessas redes para não ficar sobrecarregada de informações, me desestimular nas atividades diárias e adoecer mentalmente.

WHATSAPP

Tenho recebido um turbilhão de mensagens [textos, imagens, áudios e vídeos] diariamente no WhatsApp. Não compartilho notícias duvidosas e fake news para meus contatos nesse canal de comunicação. Antes, checo a fonte e se a mesma é confiável e oficial.

Fonte: https://metropolitanafm.com.br/novidades/tecnologia/whatsapp-divulga-novos-smartphones-que-nao-serao-mais-compativeis-com-o-aplicativo

Quando as notícias são ruins ou preocupantes, prefiro não compartilhar no início da manhã, porque meus contatos estão acordando e iniciando mais um dia de incertezas, sabe?!

Para descontrair as/os migs e tornar uma rede mais leve e divertida, compartilho memes e vídeos engraçados ou que as estimulam ao equilíbrio emocional.

RESULTADO DESSAS ESCOLHAS

  • Reduziu minha ansiedade e medo;

  • Converso com meus pais sobre outros assuntos, mantendo-os a uma distância mínima de 1 metro;

  • Realizo chamadas de vídeo com minha irmã gêmea e família para mantermos conectados e diminuir a saudade e a distância nesse período;

  • Durmo bem melhor à noite;

  • Ocupo-me de atividades mentais e laborais leves e relaxantes, com foco em leitura e escrita ou crochê ou dança para evitar pensamentos negativos e sentimentos de angústia.

Meu pai está vacinado e protegido contra outros vírus da gripe [Influenza] que circularão no outono e inverno 2020! Ele foi vacinado dentro do carro para evitar aglomerações na unidade de saúde próximo de casa.

Medida de prevenção IMPORTANTE! Campanha vacina contra influenza 2020 irá até o dia 22 maio.

Está no grupo de risco? VACINE-SE. Informações adicionais da campanha da gripe, clique aqui.

O que tem feito para preservar a sua saúde mental diante desta pandemia? Conte-me suas impressões nos comentários aqui embaixo. Compartilhe com suas amigas!

Bjs., Z.

Siga-nos nas páginas do Facebook e Instagram.

#pandemia #covid19 #autoconhecimento #consciencia #saudemental #quarentena

© Copyright  Isso Que é Amiga 2017-2020. Powered by Wix.com!

Brasil | Distrito Federal | Brasília