top of page
DESTAQUES
POSTS RECENTES
  • Foto do escritorZênia Guedes

Persistência e resiliência: EU VENCI!


Tenho uma notícia M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A a compartilhar contigo, amiga. Para quem não conhece minha trajetória profissional, sou enfermeira, graduada em 2009. Também possuo três especializações na área da saúde da família, gestão pública e educação à distância. Desde esse ano, fiz várias tentativas para cursar o tão almejado mestrado.

Em 2009, tentei a primeira seleção de mestrado no Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB). Fui aprovada, infelizmente, fora do número de vagas disponíveis. Depois dessa seleção, vieram mais e mais derrotas. Prestei seleção nos programas de Ciência e Tecnologia em Saúde (UnB), de Políticas Públicas em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, e de Gestão Pública (UnB).

 

Persistência é manter-se firme em um sonho, objetivo ou estratégia.

Já a resiliência é a capacidade de se superar, de se recuperar frente às adversidades.

 

Em 2015, inscrevi no primeiro processo seletivo do Mestrado Profissionalizante em Políticas Públicas em Saúde, da Fiocruz. Havia submetido a carteira de habilitação com obtenção dos documentos, RG e CPF, de identificação, exigidos no edital. Minha inscrição não foi homologada, porque, no edital, havia descrição da cópia desses documentos, separadamente.

Quando conferi o resultado da homologação das inscrições, não vi o meu nome. Entristeceu-me muito, pois não tive oportunidade de, ao menos, tentar nem a primeira fase da seleção e conhecer meu desempenho.

 

"Para cada sonho que você deixa para trás,

é um pedaço do seu futuro que deixa de existir", Steve Jobs

 

Depois, fui aluna especial de duas disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (UnB) e dei-me um tempo, devido à coordenação de um projeto (2016-2017).

Em dezembro de 2017, obtive o melhor desempenho em TODA A MINHA VIDA. Não bastou apenas a aprovação do Mestrado Profissionalizante em Políticas Públicas em Saúde da Fiocruz, como também obtive o primeiro lugar na linha de pesquisa: Vigilância e Gestão em Saúde.

Muitos me disseram que eu merecia essa aprovação por inteligência, mérito e perfil acadêmico. Defino essa conquista como PERSEVERANTE, RESILIENTE e ESFORÇADA, pois a caminhada não foi fácil até aqui e realizei meu SONHO. Tive de fazer escolhas difíceis (custo-oportunidade), treinar muito e buscar conhecimentos fora da minha área de atuação.

Estou aqui, não apenas para compartilhar minha grande alegria, mas também reiterar que não podemos desistir dos nossos sonhos. Temos de persistir, lutar e superar todos os obstáculos e crescer pessoal e profissionalmente.

TUDO VALEU À PENA! Gratidão a Deus, família e amigos. 2018 será o ano de muito aprendizado, conquistas e realizações para nós. #Vem2018

Beijos, Z

Obs.: A foto acima é do Marco Zero, monumento localizado na cidade de Macapá-AP, no Brasil, para marcar a passagem exata da Linha do Equador. Da esquerda para a direita, pulei do "Hemisfério Sul para o Hemisfério Norte".

bottom of page